terça-feira, 15 de maio de 2012

REDAÇÃO(PAS)


É importante se lembrar de que os gêneros incorporam os tipos tradicionais
(narrativo, descritivo, injuntivo, argumentativo e expositivo), dando-lhes uma
perspectiva  mais  ampla.  É  necessário  o  entendimento  da  plurissignificação  da
linguagem, inclusive das não verbais, o conhecimento das funções da linguagem e a
identificação   de   fatores   de   textualidade   (coesão, coerência,   intertextualidade,
informatividade).
Na interlocução com os textos verbais, espera-se a apreensão textual – ideias
principais  e  secundárias,  paráfrase,  paródia,  síntese,  progressão   temática,  tese,
argumentação e pressupostos – e o exame de fatos, argumentos e opiniões que
possibilitem analogias e inferências, além do reconhecimento e da comparação dos
modos de organização textual dos tipos textuais citados. A leitura é fundamental para
que se construa uma visão crítica de mundo – não somente mera busca de informação
e interpretação de texto, mas, também, construção de conhecimentos(pag18,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)


Os textos deverão revelar domínio da expressão escrita
(norma  culta  e  demais   variações  linguísticas,  ortografia  e  acentuação  gráfica),
autonomia intelectual e pensamento crítico.(pag19http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899

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