terça-feira, 15 de maio de 2012
Ondas(PAS)
Os elementos para uma análise musical, portanto, podem ser motivos/temas,
como no caso acima, ou efeitos sonoros, padrões rítmicos e instrumentos, por
exemplo. Qual seria a estrutura da canção Billie Jean, de Michael Jackson? O riff do
baixo, presente na introdução, é percebido nas demais seções da canção? Além
desse riff, existe outro material sonoro que chama atenção? Em que momentos esse
material aparece? Como ele aparece - sempre com a mesma intensidade, andamento,
no mesmo instrumento?(pag22,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
A análise dos fenômenos oscilatórios conduz ao
estudo das variações nos períodos e nas imagens dessas funções, bem como de
suas representações gráficas. A linguagem matemática, então, é traduzida neste
objeto como ferramenta para a interpretação do fenômeno físico, do oscilador
massa-mola (MHS), que têm implicações no aprimoramento de conceitos e ideias
relacionados aos movimentos e ao estudo da estrutura de sólidos cristalinos(pag27,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
As oscilações, do ponto de vista do movimento, convergem para aplicações
dos conceitos de convecção, condução, irradiação e ressonância, observadas na
dinâmica interna e externa da litosfera.(pag27,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
Por meio do estudo dessa fonte de energia, é possível interpretar o espectro de
luz. Nele, estão compreendidas diversas frequências, inclusive as das radiações. A
faixa visível é importante nas artes visuais e cênicas. No âmbito das artes visuais, a
compreensão da cor-luz e da cor-matéria colabora para que se compreenda o
desenvolvimento da fotografia e da arte da luz, do ponto de vista da estrutura da
imagem e das cenas teatral e cinematográfica(pag27,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
A fotografia, como aplicação de conceitos de luz e cores, é analisada a partir
da óptica geométrica, por meio do modelo da câmara escura e da formação de
imagens em anteparos e espelhos, sejam planos ou curvos. Com o estudo das fontes
de luz, da penumbra e da sombra, é possível obter informação a respeito do tempo, do
espaço.(pag28,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
No que se refere a sistemas e aparelhos, destaca-se a biofísica da audição, da
fonação, o estudo da acústica e dos recursos tecnológicos, bem como as aplicações
na Medicina, na Engenharia, na Arquitetura, na Música e nas Artes Cênicas.(pag28,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
O estudo das ondas eletromagnéticas contribui para o conhecimento do
espectro de luz, de suas influências em relação ao meio evolutivo e da combinação
das energias luminosa e térmica(pag30,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
Em relação às ondas eletromagnéticas, a abordagem dos instrumentos ópticos
promove o desenvolvimento e a exploração da natureza do mundo microscópico. O
instrumento óptico natural do ser humano, o olho, tem relação direta com a abordagem
das lentes, da refração luminosa, das ametropias(pag28,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
Na fisiologia evolutiva, a percepção do som é muito importante para a
sobrevivência, e é uma das principais estratégias de percepção do meio em que o
animal se encontra. O estudo do som proporciona a exploração do eco, dos sonares e
do Efeito Doppler.
Outra abordagem relevante é a diferença entre ametropias e patologias da
visão — é possível perceber o meio em que se está inserido considerando imagens,
cores e comportamento físico da luz.
É necessário analisar a influência do ambiente no processo de fotossíntese e
como esse fenômeno é importante para a compreensão de que os seres vivos
dependem direta ou indiretamente dele(pag30,http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário